quinta-feira, 17 de maio de 2012

Bem-estar na terceira idade


A prática de atividade física na terceira idade garante melhor qualidade de vida e auxilia na manutenção de um estilo ativo e saudável, que pode retardar o envelhecimento. Houve um tempo em que a imagem de vovós fazendo crochê e vovôs cochilando no sofá da sala era utilizada para representar hábitos da terceira idade. Hoje em dia, o que se observa é um número elevado de pessoas acima dos 65 anos em ótima forma física.

O segredo, além de melhoras nos cuidados com a saúde e alimentação, está também em quadras, campos e pistas. O esporte na terceira idade deixou de ser exceção e vem tomando força e espaço por todo lugar. A professora de Educação Física, Juliana Tabet, explica que a pessoa idosa pode fazer qualquer tipo de atividade, assim como os mais jovens. Porém, ela destaca a importância da adaptação dos esportes para que se adequem às necessidades da idade. Segundo Juliana, a maior preocupação na elaboração dos exercícios deve estar focada na segurança do idoso, com a menor chance de correr riscos de quedas, e estar sempre atento à frequência cardíaca para que não se eleve muito.

Foto: Paula Abranches

"As atividades devem buscar melhorar sua qualidade de vida, fortalecendo a sua autonomia e a independência. Desta forma, o idoso poderá manter seu poder de decisão e não precisar da ajuda de terceiros para executar as tarefas do dia a dia. As atividades devem ter um caráter socializante e lúdico”, indica.

Para a professora, o esporte desenvolve qualidades físicas como ritmo, força, agilidade, noções de espaço-temporal, lateralidade e muitos outros benefícios. Além disso, exige do participante concentração, tomadas de decisão, coletividade, trabalho em equipe e facilita a socialização.

A aposentada, Maria das Graças Scoralick, 69 anos, é um exemplo de como a prática de atividade física regular pode melhorar a saúde e a qualidade de vida. Ela conta que começou a praticar esporte há dois anos por recomendação médica, e que os benefícios conquistados em relação aos problemas de saúde foram evidentes. "Durante esse tempo em que pratico esporte por ordem do meu ortopedista, nunca me senti tão bem. Perdi muito peso e melhorei meu condicionamento físico. Além disso, fiz uma grande quantidade de amigos que vou levar pelo resto da minha vida”.


Foto: Paula Abranches

Por isso, segundo a geriatra Eliane Baião, a prática de exercícios na terceira idade traz inúmeros benefícios para a saúde das pessoas dessa faixa etária. “Realizar uma atividade física regularmente traz proveitos para as áreas circulatórias, respiratórias e cardiovasculares. Isso sem contar a perda de peso e a melhoria do equilíbrio, da autoestima e da autoconfiança", confirma a geriatra.

Abaixo, segue uma reportagem sobre a qualidade de vida na terceira idade. Idosos que participam de atividades físicas e ganham mais saúde. 


Paula Abranches

Nenhum comentário:

Postar um comentário