Jantar preparado pelas nossas mãozinhas tem seu valor, não é? Então separei uma sugestão de cardápio com entrada, prato principal e sobremesa para você que vai cozinhar para no Dia dos Namorados.
Como entrada Bruschettas de Queijo com Tomates Marinados. Algumas coisas são tão deliciosas quanto simples e essa é uma proporção que eu adoro!
Preparei o tomate 2 horas antes (quanto mais tempo deixar marinando melhor) da seguinte maneira:
Cortei ao meio um tomate grande e firme, tirei as sementes e piquei em cubos pequenos. Juntei flor de sal, pimenta do reino, 1 dente de alho (pequeno) esmagado, 1 colher (sopa) de balsâmico, 1 colher (sopa) de orégano seco, misturei bem e cobri com azeite. Guardei na geladeira.
Para as Bruschettas:
Cortei um dente de alho ao meio e esfreguei em uma assadeira, em seguida untei-a com bastante azeite. Tem gente que esfrega o alho nas fatias de pão, mas eu prefiro o sabor mais suave.
Fatiei o pão (não muito fino) e coloquei na assadeira, por cima espalhei uma camada fina de cream cheese (isso impede que o pão fique mole) queijo mozarela, os tomates, reguei com o caldinho que restou da marinada e levei ao forno quente (220º) até o queijo derreter. Tirei do forno e polvilhei tomilho fresco (poderia ser manjericão, mas podei meu pé e ele está em período de recuperação).
Tão simples e tão delicioso! Basta usar ingredientes de boa qualidade.
Para o prato principal Strogonoff de Camarão.
Para 2 pessoas:
400g de camarões médios limpos e temperados previamente com limão, sal e pimenta.
1/2 cebola picada;
200ml de creme de leite fresco ou uma caixinha;
2 tomates sem pele e sem semente picados;
1 colher (sopa) de mostarda;
1/2 tablete de caldo de camarão (usei o knorr Vitalie)
Sal e pimenta.
Refoguei a cebola numa mistura de manteiga e azeite (1 colher de sopa de manteiga e 2 de azeite), juntei os camarões e assim que "branquearam" somei os tomates (os tomates devem estar bem maduros para dissolver rápido). Na sequência foi a vez da mostarda, do caldo (esfarelei em cima de tudo). Por ultimo o creme de leite. Se ficar muito grosso, pingue um pouco de leite. Acertei o sal e polvilhei pimenta branca. Arroz branco e salsinha picadinha por cima! Só alegria!
E claro, como não pode faltar a sobremesa, a ideia bem simples para uma data tão especial é morangos com suspiro e chantilly
Eu não queria picar os morangos porque todo o atrativo deles está no tamanho. Então fiz a sobremesa mais simples do mundo e na minha opinião não há nada melhor para se fazer com morangos. Morangos, suspiros e chantilly intercalados (se usar o chantilly pronto como eu usei, só monte na hora de servir, porque ele diminui de volume). Servi com chantilly "extra" para colocar individualmente.
Vale a pena separar um tempinho para fazer esses pratos e agradar quem você ama no dia dos namorados!
Por: Olívia Duque