quarta-feira, 13 de junho de 2012

Festas Juninas agitam comércio de Juiz de Fora


Mais uma data comemorativa movimenta o comércio em Juiz de Fora. Mas este ano, além da expectativa de aumento nas vendas em 30% segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Juiz de Fora, os empresários investem em saídas para atrair o público que nem sempre se rende às comidas típicas e as tradicionais festas juninas.

O gerente de marketing de empresa na cidade, Nelson Júnior conta que com a queda das temperaturas, chegada do inverno e a festa junina em vista, à procura por pipoca, amendoim, caldos, milhos, canela e outros produtos são maiores. O gerente aposta num crescimento de 30%, e conta que já antecipou a campanha em 15 dias, e todas as lojas já possuem esses produtos disponíveis. Segundo uma pesquisa realizada pela Secretaria de Agropecuária e Abastecimento (SAA) neste ano alguns produtos sofreram um aumento de 80%, o que acontece com a canjica branca um caldo típico das festas juninas. Ano passado, era encontrada por R$1,23, neste ano está $2,21.

Foto Divulgação

Já o proprietário da uma empresa especializada em artigos de festa e produtos de confeitaria, José Carlos Vieira de Aguiar, estima que as vendas aumentem, sendo que parte dela migra para os produtos típicos. Os pratinhos fundos usados para servir caldos é uma das grandes procuras. Algo que favorece o comércio é que as festas juninas não estão mais restritas apenas a este mês, indo até agosto em alguns casos e aumentando a longevidade dos produtos na prateleira.  

Mônica Haddad, dona de uma loja de tecidos tradicional com mais de 80 anos de existência, conta que as preparações para a festa junina são antecipadas na loja. Desde do dia 10 de abril, a loja entrou no clima da festa e a cada dia a procura é maior. A proprietária explica que a locação de uma fantasia típica da festa, chega a R$40,00 em lojas especializadas. 

Por isso, por questão de tempo e economia os clientes preferem escolher o tecido e montar o próprio look. Xadrez, chitas e rendas são os mais procurados. Segundo a proprietária o estoque já dobrou em relação ao ano passado, e foi reforçado com mais uma remessa neste mês. A proprietária espera um aumento de 10% nesses primeiros dias de junho.

Por: Paula Abranches

Nenhum comentário:

Postar um comentário