As lentes de contato apresentam algumas vantagens em relação aos óculos, como por exemplo, a comodidade para praticar atividades físicas e enfrentar uma maratona de trabalhos. Além disso, elas corrigem desde a miopia, astigmatismo até a hipermetropia. As lentes garantem um maior campode visão e são praticamente imperceptíveis, o que esteticamente acaba sendo conveniente. Mas, para o bom uso desses delicados objetos são necessários uma série de cuidados básicos que devem serseguidos à risco pelos usuários. Afinal, problemas e algumas complicações indesejáveis podem surgir nos olhos.
O estudante, Eduardo Moreira usa lentes de contato descartáveis gelatinosas há nove anos. Experiente no uso e manuseio das lentes, Eduardo já tem uma marca de confiança, e conhece todos os procedimentos necessários: faz a troca das lentes de dois em dois meses e utiliza o produto necessário para a limpeza. O estudante garante que vai regularmenteao oftalmologista para fazer um acompanhamento.
Foto Divulgação
A oftalmologista, Dilourdes Magalhães explica que as lentes de contato são mais práticas e discretas que os óculos, mas é preciso tomar cuidado com a higiene. Porém, a lente deve ser limpa e quando não estiver no olho, deve ficar acondicionada em um estojo próprio. E para quem acha que o colírio serve para limpar o olho, um alerta. A solução lubrifica, mas não limpa. É necessário utilizar produtos indicados e adequados para a limpeza, e deve ser feita fora do olho, com a substância desinfetante própria para retirar as partículas que grudam na superfície da lente. Dilourdes alerta que as lentes não podem ser lavadas nunca com soro. A oftalmologista aconselha queelas devem ser usadas até oito horas seguidas, senão a vista pode ser prejudicada.
Por: Paula Abranches
Nenhum comentário:
Postar um comentário