Comprar com qualidade, variedade e bom preço é unir o útil ao agradável. As feiras livres acontecem de terça-feira a domingo em vários bairros da cidade. No lugar do ar-condicionado e dos refrigeradores dos supermercados, bancas de madeira cobertas com lona montadas em praças ou ruas e avenidas. O clima informal da feira também contribui para economizar no orçamento familiar.
De acordo com a nutricionista Alessandra Cupertino vale a pena aproveitar a xepa, mas é preciso tomar alguns cuidados na hora de escolher os hortifrutigranjeiros. As frutas e os legumes devem estar íntegros, sem sinais de rachado ou bolor. Se o destino for o consumo imediato, a nutricionista aconselha: é melhor comprar as frutas mais maduras. Mas caso ela seja consumida mais tarde, não há problema em levar aquele exemplar mais "verde" para casa. Muitas vezes, uma fruta simplesmente amassada não apresenta riscos, mas acaba sendo ignorada pelo consumidor. Ela explica que é preciso estar atento aos sinais de contaminação e não apenas na estética do produto.
Foto Divulgação
Já o economista, Guilherme Ventura aponta que a grande vantagem em se comprar no fim da feira é a "barganha", já que na xepa o feirante quer esvaziar o seu estoque todo o dia, o que abre possibilidades de se negociar e levar os produtos por um preço bem melhor.
Foto Divulgação
Por: Paula Abranches
Nenhum comentário:
Postar um comentário