Se a paixão das mulheres em primeiro lugar são sapatos e roupas, em segundo fica amaquiagem. Mas, sabe aquela sombra, aquele batom ou rímel de cinco anos atrás que não desfazemos? Pois é, certamente já passou da data de validade faz tempo. Atentar para isso é tão importantequanto à escolha dos produtos certos para a pele. Afinal, uma maquiagem vencida pode se tornar um transtorno quando usada fora do prazo, podendo acarretar bolhas, coceiras e alergias.
A estudante Luísa Muller, explica que por conta do ambiente do trabalho, usa um corretivo para disfarçar as olheiras e o cansaço. Pó e blush também são essenciais. Luísa garante ser vaidosa e há oito anos usa maquiagem todos os dias. Por isso, sempre atualiza os produtos de acordo com cada estação. Ela revela que o grande vício é o blush,e por isso guarda vários deles durante anos. E entre uma arrumação e outra, sempre encontra blush fora da validade.
Foto: Paula Abranches
A dermatologista Sumaya Mattar explica que as maquiagens são feitas com conservantes responsáveis pela duração do produto e prevenção de doenças de pele. Porém, esses conservantes não são eternos. Quando esse tempo de conservação ultrapassa o limite da validade, o produto fica sensível e aberto para a entrada de microorganismos como bactérias e fungos. O uso indiscriminado dessa maquiagem pode resultar em infecções, edemas, alergias, dermatite de contato e até conjuntivite. Produtos utilizados nos olhos, como lápis, máscara e sombras são os mais perigosos.
Então, não tem escapatória: o segredo é ficar de olho nas datas de validades da make. Caso o produto não possua o prazo de validade, o ideal é não comprar, pois não terá como acompanhá-lo.
Por: Paula Abranches
Nenhum comentário:
Postar um comentário