sábado, 9 de junho de 2012

Disponibilização de barracas nas feiras-livres


Juiz de Fora é uma cidade que conta com diversos pontos de feiras-livres. Todos os dias da semana, as feiras são divididas por diferentes regiões, atendendo toda a população da cidade. A organização das feiras e a disponibilização das barracas para comerciantes são feitas pela Prefeitura de Juiz de Fora.

De acordo com o feirante, Alexandre dos Santos, de 45 anos, e 30 anos como feirante, a Prefeitura define a localização das barracas na feira, se houver vaga, selecionando pelos produtos oferecidos. Ele diz que antigamente era mais fácil conseguir um ponto, pois não havia quase que nenhum produto, hoje em dia é mais complicado, a variedade de mercadorias dificulta, pois a Prefeitura só cede o ponto para aqueles que tiverem novidades, o básico não tem mais espaço. Ele ainda afirmou que os pontos das barracas nas feiras devem ser fixos para todos os comerciantes.


Desenvolvimento

É fácil perceber como o movimento das feiras aumentou nos últimos anos. Há poucas vagas disponíveis para novos comerciantes, e a grande variedade de produtos dificulta ainda mais aqueles que têm interesse pela feira. A grande procura por pontos, se da pelo baixo custo para ter uma barraca. A estudante e feirante, Gleicilene, de 22 anos, diz que todo comerciante tem que pagar para a Prefeitura um valor mensal, a ser definido pela localização e pela quantidade de barracas. Ela ainda afirmou que, esse valor é interessante, pois é como se fosse um aluguel, porém bastante acessível.
As feiras em Juiz de Fora funcionam de segunda a domingo, de 6h às 12h. Confira os locais no site www.pjf.mg.gov.br.


Por: Olívia Duque

Nenhum comentário:

Postar um comentário